Prodemge lança publicação sobre startups
Nova edição da Revista Fonte será apresentada no dia 16 de fevereiro, com palestra do empresário Renato Mendes, da aceleradora Organica e ex-executivo da Netshoes
Publicado: 15/02/2017 09:18
Foto/Divulgação Foto/Divulgação

A Prodemge, empresa estadual de tecnologia da informação, lança nesta quinta-feira (16/1), em Belo Horizonte, uma publicação inteiramente dedicada às startups, um modelo de desenvolvimento de negócios apoiado pelo Governo de Minas Gerais.  

Trata-se da 16ª edição da Fonte, revista de periodicidade anual que reúne artigos e entrevistas, com a colaboração de renomados acadêmicos, profissionais e executivos dos setores público e privado.

Definidas contemporaneamente como associações de pessoas para buscar modelos de negócios inovadores e com grande potencial de crescimento, as startups são um componente essencial da política de desenvolvimento do Governo de Minas Gerais. 

O diretor de Negócios da Prodemge, Gustavo Prado, observa que a revista Fonte cumpre papel fundamental ao possibilitar uma discussão sobre temas importantes da atualidade. 

“É essencial que iniciativas como a da Revista Fonte sejam sempre divulgadas pelas empresas. Acreditamos que seja essa mais uma oportunidade para fomentarmos discussões em torno do desenvolvimento do mercado de TI e sobre novidades que surgem, a exemplo das startups”, diz Prado.

O lançamento será no Auditório JK, na Cidade Administrativa, com palestra do empresário Renato Mendes, sócio da aceleradora de negócios Organica. Ele construiu a carreira com uma visão ampla sobre os investimentos em comunicação para empresas de pequeno e médio porte. 
No período em que Mendes foi gerente sênior de Comunicação e Marketing da Netshoes, essa varejista de calçados se tornou a maior referência de e-commerce esportivo no mundo, em menos de 10 anos.

Na palestra, o empresário vai falar dos bastidores da formação da cultura corporativa da marca Netshoes, ancorada em um processo intenso de comunicação com o cliente. O empresário também vai discutir valores como perseverança, atitude e determinação nas corporações.

Ecossistema mineiro 

A nova edição da Fonte, de 100 páginas, com o título de capa “Startups e seus ecossistemas”, traz entrevista do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Miguel Corrêa. Ele fala das ações do Governo mineiro para fomentar o segundo maior ecossistema de startups do Brasil. 

Entre empreendedores de sucesso, a Fonte entrevistou Gustavo Caetano, que transformou a Samba Tech na maior plataforma para vídeos on-line da América Latina. Já Yuri Gitahy, pioneiro na criação de startups em Minas Gerais e dono uma consistente experiência internacional, assina artigo sobre o cenário atual desse segmento de negócios.

Do meio acadêmico, a 16ª edição da Fonte foi brindada com artigo de Luiz Pinheiro, doutorando em Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Ele fala sobre o caso CESAR, uma incubadora de Pernambuco que se tornou uma grande aceleradora de empreendimentos no meio virtual. 

Já Cleidson de Souza e Nágila Natália de Jesus Torres, da Universidade Federal do Pará (UFPA), escrevem sobre o ecossistema de startups de software da cidade de Belém.
 
Serviço:

Lançamento da Revista Fonte
Data: 16 de fevereiro de 2017 (quinta-feira)
Local: Auditório Presidente Juscelino Kubitschek da Cidade Administrativa de Minas Gerais
Horário: 10h
Entrada livre, dependendo da lotação do espaço.
Inscrições por meio do link:
https://www.sympla.com.br/revista-fonte-16----as-startups-e-seus-ecossistemas__115345