Sedectes inicia aulas do Pronatec na Região Metropolitana de BH
Cursos de capacitação serão em três eixos: cervejeiro, aeroportuário e cultural
Publicado: 12/04/2017 15:06
Gabriel Maciel/Sedectes Gabriel Maciel/Sedectes

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) iniciou, na última segunda-feira (03), as aulas inaugurais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao todo, seis municípios da Região Metropolitana da capital receberão os cursos de capacitação: Lagoa Santa, Confins, Pedro Leopoldo, Vespasiano, Nova Lima e Ribeirão das Neves. A iniciativa é uma parceria entre o Governo de Minas Gerais e o Ministério da Educação (MEC).

São 560 vagas para as aulas que serão ministradas em 200 horas. “Nossa proposta é capacitar os alunos e contribuir para um mercado com mão de obra qualificada. As parcerias têm sido importantes para a qualidade dos cursos”, destacou o secretário Miguel Corrêa.

O Pronatec Sedectes está atuando em três eixos de capacitação: o Aeroportuário é resultado de uma parceria firmada com a BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Os cursos foram criados a partir de uma pesquisa realizada com a comunidade aeroportuária e o objetivo é que a nova dinâmica potencialize a colocação dos profissionais no mercado de trabalho, uma vez que eles serão formados de acordo com a demanda existente. “Estamos oferecendo cursos voltados para as necessidades reais do mercado e, ao final das aulas, os alunos aprovados participarão dos processos seletivos para as vagas abertas nas empresas concessionárias do aeroporto, atendendo às demandas de mão de obra qualificada e gerando emprego e renda para a população”, afirma a superintendente de Ensino Tecnológico da Sedectes e coordenadora geral do Pronatec, Cristiane Saldanha.

Outra frente de capacitação é o Pronatec Cervejeiro. Atualmente, Minas Gerais é conhecida como a “Bélgica brasileira”, abrigando 40 empresas e produzindo cerca de 13 bilhões de litros por ano. Os alunos terão a capacidade de produzir e vender cervejas artesanais de qualidade no curso coordenado por Marco Falcone, um dos mestres cervejeiros mais respeitados do Brasil. Todas as turmas terão aulas práticas.

O último eixo do Pronatec Sedectes é o Cultural. O projeto de parceria com a Secretaria de Cultura de Minas Gerais vai formar 330 produtores culturais e Djs no estado. Todos os alunos receberão apostilas, cadernos, camiseta e bolsa do Pronatec, garantindo a qualidade das aulas.

 

Detentos recebem aulas de capacitação em Minas Gerais

                Além dos eixos acima, cerca de 200 presidiários recebem aulas do Pronatec para assistente administrativo e programador web dentro do eixo Prisional. A capacitação é uma parceira entre a Sedectes e a Secretaria de Administração Prisional de MG (Seap). Os cursos estão sendo realizados nas escolas do Complexo Penitenciário Nelson Hungria (Contagem), do Presídio Feminino José Abranches e do Presídio Antônio Dutra Ladeira (ambos em Ribeirão das Neves), do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto (BH) e nas três unidades do Complexo Penitenciário Público Privado (Ribeirão das Neves). As aulas acontecem nos turnos da manhã e da tarde, com quatro horas de duração por quatro dias na semana, durante três meses.