SEED recebe 1ª Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia
Publicado: 12/06/2017 09:01 | Atualizado: 21/06/2017 11:41
Divulgação/Seed Divulgação/Seed

Investidores, empresários, pesquisadores e importantes nomes do ecossistema de inovação de Minas Gerais estiveram presentes na abertura da 1ª Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia do Instituto Federal de Minas Gerais (Fenitec). A cerimônia aconteceu na noite dessa terça-feira (06), no coworking do SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development – um programa internacional do Governo de Minas para acelerar startups.

Na quarta-feira (07) e quinta-feira (08), a feira proporcionou um ambiente propício para se firmar parcerias entre desenvolvedores de tecnologias e o setor produtivo. Esta foi uma oportunidade para discutir formas de desenvolver a inovação, tecnologia e o empreendedorismo no ambiente acadêmico; criar um ambiente de negócios aproximando inventores e investidores; criar um fórum de discussão sobre os novos negócios e seus desafios como, exemplo, startup, spin-off, aceleradoras de negócios e investidores-anjo, além de oportunizar o encontro entre inventores, empresas, agências de fomento e possíveis investidores.

De acordo com o subsecretário de Ensino Superior, Márcio Portes, o secretário da Secretaria de estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Miguel Corrêa, ordenou que todo o recurso disponível para a pasta seria aproveitado da melhor maneira possível durante sua gestão. “Nosso foco é investir em tecnologia e inovação. Este espaço (coworking do Seed) é uma de nossas ações que deu certo. Investir em startups é um de nossos pilares para inovar”, afirma o subsecretário, garantindo que o objetivo é replicar este modelo por todo o estado.

Também presente na cerimônia de abertura da Fenitec, o presidente da Fapemig, Professor Evaldo Vilela, disse que o atual cenário de Minas contribui para o estado ser referência no Brasil. “Minas Gerais possui cerca de 1.100 startups. Só em BH, 800. É gratificante sabermos que contribuímos para o desenvolvimento de ideias proporcionando um ambiente de inovação para cria jovens para terem perspectiva, serem protagonistas.”, garante.

Na ocasião, o subsecretário Márcio Rosa entregou ao reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, e presidente do Conselho Diretor do CEFET-MG, Flávio Antônio dos Santos, o ofício convite de adesão ao Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior (NUMIES) - um programa do estado de incentivo à internacionalização das universidades e instituições de ensino mineiras.