Sedectes realiza formatura de 389 alunos do Pronatec
Cursos organizados pelo Governo do Estado têm objetivo formar mão-de-obra especializada para as áreas aeroportuária, cervejeira e cultural
Publicado: 20/07/2017 13:43 | Atualizado: 18/08/2017 13:35

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), realizou na noite dessa quarta-feira (20), no Palácio das Artes, a formatura de 389 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Familiares e autoridades participaram da cerimônia de entrega dos certificados dos eixos aeroportuário, cultural e cervejeiro.

Os cursos de formação profissional qualificada aconteceram nas escolas estaduais dos municípios de Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Confins e Vespasiano. “Nosso trabalho é fomentar a capacitação profissional dos mineiros, possibilitando a inserção rápida ao mercado de trabalho”, destacou o secretário Miguel Corrêa.

Os 172 alunos formados pelo Pronatec aeroportuário foram capacitados para atuar nas empresas que existem dentro do Aeroportuário Internacional de Belo Horizonte.

A parceria realizada com a BH Airport, concessionária que administra o aeroporto, busca o crescimento do Vetor Norte. “Estou satisfeita com o conhecimento adquirido em sala de aula. Já estou trabalhando em uma hamburgueria no aeroporto e quero me empenhar para melhorar cada vez mais”, destacou a aluna Ana Lívia Silva, do curso de vendedor, em Pedro Leopoldo. 

Ao todo, 113 alunos se formaram no eixo cervejeiro. O setor na Grande BH abriga 31 das 61 microcervejarias registradas no Estado. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado (SindBebidas), parceiros do Pronatec Sedectes, mensalmente são produzidos em Minas Geras 1,5 milhão de litros de cervejas artesanais. A previsão de crescimento em 2017 é de 14%. O Pronatec voltado para o setor cervejeiro tem como objetivo fortalecer a cadeia de produção da cerveja artesanal no Estado. O curso foi ministrado nas cidades de Nova Lima e Ribeirão das Neves e foi fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Turismo.

Já o Pronatec cultural capacitou 104 pessoas para atuarem como assistente cultural. O curso foi realizado nas cidades de Vespasiano, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Confins. “Finalizamos a primeira etapa do Pronatec Sedectes com orgulho do trabalho desenvolvido. Os alunos tiveram material de qualidade, professores capacitados e equipe de apoio presente”, destacou a coordenadora Cristiane Saldanha.