Startup mineira leva 1º lugar no Startup Games 2017
Pelo segundo ano consecutivo, Minas ficou com o destaque de competição internacional de inovações
Publicado: 19/09/2017 13:55
Divulgação Simi Divulgação Simi

Pela primeira vez, Belo Horizonte foi palco da competição internacional Startup Games, do governo britânico, realizada entre os dias 15 e 16 de setembro, na Praça da Liberdade. E, pelo segundo ano consecutivo, as empresas do estado foram destaque. O empreendimento vencedor foi o mineiro Biomimetic Solutions, formado por cinco jovens empreendedoras.

O torneio promoveu uma programação intensa, oferecendo palestras e mentorias aos participantes para que possam transformar suas startups em negócios bem sucedidos. Na disputa, as startups receberam 100 ações virtuais e, cada investidor, US$ 1 milhão virtual. 

A meta de cada startup era vender ações, de forma a aumentar o valor da empresa; já o objetivo dos investidores era comprar ações de baixo valor, mas com futuro promissor. A competição foi monitorada por meio de um aplicativo desenvolvido pela empresa mineira Ioasys, que possibilitou que tanto investidores quanto empreendedores acompanhassem a valorização dos projetos. 

Após dois dias de muitos pitches e negociações, os investidores que mais se destacaram na competição foram: Paola Cicarelli, Nicólas Serrano e Felipe Faria, sucessivamente. No quesito empreendimentos, a grande campeã foi a startup mineira Biomimetic Solutions, seguida da Melhor Plano - startup mineira acelerada pela 4ª rodada do Seed, programa de aceleração do Governo de Minas Gerais -, e da Meg Care. 

Depois de passar por cidades como Londres, Sydney, Singapura, Santiago, Rio e Buenos Aires, o Startup Games realizou a maior edição até o momento em BH, segundo  o embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan. “Experimentei o jogo participando como um potencial investidor e fiquei admirado como todos levaram a competição a sério, sinal de que estão muito bem preparados para fazer negócios", afirma.

Parceria entre o Consulado Britânico e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes), a Startup Games 2017 reuniu investidores nacionais e estrangeiros e 73 startups de diversas regiões do Brasil e do mundo.

Em 2016, na edição realizada nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, a maior delegação era mineira, se consagrando nas quatro primeiras colocações da disputa: BeerOrCoffee, Virturian, Lett e Pris, respectivamente. As quatro empresas estavam participando da terceira rodada do Seed.