Simi - Sistema Mineiro de Inovação

15:31 - 10/03/2015

O Sistema Mineiro de Inovação (Simi) busca integrar as ações governamentais, empresariais, e acadêmicas para, de forma cooperada, desenvolver a inovação no estado de Minas Gerais. O Simi possibilita tanto o ambiente necessário para o diálogo e a interação entre os atores de inovação, quanto o sistema de governança entre as instituições de fomento da inovação, as empresas, as instituições acadêmicas e o governo.. 
A atual revolução tecnológica e a disseminação de suas formas se dá num cenário de rápidas transformações.

Dessa forma, a nova economia global é marcada por uma sociedade onde o conhecimento não tem fronteiras. No âmbito local, o grande desafio para as empresas se resume em adaptar-se ao aspecto social da inovação como um processo de aprendizado coletivo interno e externo, envolvendo as instituições de pesquisa. Assim, a Sectes buscou na internet colaborativa, ou “Web 2.0”, os princípios orientadores para a criação de um sistema de inovação que unisse universidades, empresas e governo.

Essa integração objetiva criar valor e melhorar a competitividade em Minas através da maior participação e colaboração via redes com custo muito baixo dado à abrangência e diversidade de competências no estado. 
O Simi é composto por uma Secretaria Executiva, que tem como principal missão congregar os principais agentes da Inovação de Minas Gerais, gerando conhecimentos que impulsionem a inovação no estado.  Para alinhar os atores que movimentam o ciclo de inovação no Estado, apoia-se em ações presenciais e virtuais:

Fórum Mineiro de Inovação

O Fórum Mineiro de Inovação é o elemento chave da governança do Sistema Mineiro de Inovação. Nele, os principais representantes e executivos do governo, empresariado e pesquisadores estão reunidos, sob a presidência do Governador do estado de Minas Gerais. O Fórum visa a formação de estratégias integradas entre Governo, academia e empresas, para o fomento da inovação no estado de Minas Gerais. Também é responsabilidade do Fórum realizar o balanço anual das atividades da inovação, apontando os resultados alcançados.

Encontros de Inovação

Os Encontros de Inovação tem como objetivo reunir, de forma presencial, representantes, pesquisadores e stakeholders de um mesmo setor da economia, com o objetivo de debater uma questão específica do setor, criar oportunidades de negócio, incentivar a transferência de tecnologia e fornecer ainda subsídios para a indução de políticas públicas em inovação. 
Para atender aos diferentes setores econômicos, os encontros de inovação podem assumir três modelos relacionados ao desenvolvimento tecnológico do segmento:

Planejamento Estratégico: objetiva debater problemas tecnológicos e buscar soluções para eles, por meio da integração dos agentes envolvidos na cadeia de inovação e pela criação de um plano de ação em inovação que fomente o crescimento do setor;

Vitrine Tecnológica: Pesquisadores são convidados a apresentar para empresários e investidores as tecnologias de ponta das instituições de ciência e tecnologia. Ao final das apresentações, os pesquisadores se reúnem com os empresários para negociar a transferência da tecnologia e a criação de novos produtos ou processos com o apoio das universidades.

Demanda Tecnológica: articula reuniões de negócios entre centros de P&D de empresas de grande porte e pesquisadores que possuem soluções tecnológicas para suas demandas tecnológicas de mercado. Nos encontros, apresentam-se as competências das universidades e fomenta-se a criação de projetos de inovação.

Portal SIMI

O Simi se difere dos outros sistemas de inovação por possuir um instrumento de tecnologia da informação como base de suas atividades. Essa escolha se deve ao fato da internet hoje se configurar como excelente meio para transferência de conhecimentos. O portal do Simi é uma iniciativa pioneira, cujo objetivo é reunir todos os agentes da inovação de Minas Gerais em um ambiente virtual, rico em discussão e colaboração.

Por meio de um portal na internet (http://www.simi.org.br), pesquisadores, profissionais de empresas, membros do governo, representantes das principais instituições de fomento e de apoio à inovação interagem, participam de fóruns de discussão, compartilham e comentam artigos sobre inovação, além de ter acesso a um banco de dados organizado com as principais pessoas, instituições e ações de apoio à inovação no estado. São editais de fomento, bolsas, cursos, serviços de capacitação, e outras ações que são postadas e consultadas no portal.

Um dos setores de destaque do portal é o de oportunidades, onde pesquisadores podem divulgar tecnologias desenvolvidas em suas universidades e, por outro lado, empresários podem postar os problemas tecnológicos que suas empresas enfrentam e encontrar as pessoas com competência e know how para resolvê-los. Além disso, é possível criar comunidades temáticas e articula-se a partir de uma vasta rede social para buscar conhecimento importante para alavancar a inovação na sociedade mineira.