Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia

17:29 - 10/03/2015
Atividades no Parque da Ciência - UFVJM duran

O Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia tem como objetivo articular e coordenar ações e atividades. Ele visa divulgar a Ciência e Tecnologia para a população, estudantes do Ensino Básico, docentes, educadores, universitários, pesquisadores, divulgadores de ciências, jornalistas, empresários, diretores de museus e centros de ciências. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) evento instituído pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é um dos modelos bem sucedidos do Programa de Popularização da Sectes. 

A Semana, criada em 2004, tornou-se o maior evento de popularização da ciência do país e um dos maiores do mundo. A SNCT é uma grande oportunidade para mostrar, de forma simples, divertida e didática, os avanços da ciência e os resultados do desenvolvimento tecnológico no Brasil e no mundo, ou seja, como a ciência, a tecnologia e inovação podem impactar a nossa vida.

Estão convidados a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia todas as instituições de ensino e pesquisa, museus, escolas públicas e privadas promovendo e/ou visitando atividades de popularização da ciência, tais como feiras de ciências, exibição de filmes, palestras, exposições, eventos educativos para debater a temática, oficinas, visitas a museus, parques. O Desafio + Ciência objetiva reconhecer projetos criativos e inovadores para popularização da Ciência e a Tecnologia que se destacarem na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no estado. O Desafio se divide em três categorias: Cidade, Instituição e Escola. 

Município+Ciência: O município mineiro com maior número de atividades comprovadas e cadastradas no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é considerado o município vencedor do Desafio+Ciência.

Escola+Ciência: A escola com maior número de atividades comprovadas e cadastradas no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é considerada a escola vencedora do Desafio+Ciência.

Instituição+Ciência: A instituição com maior número de atividades comprovadas e cadastradas no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é considerada a instituição vencedora do Desafio+Ciência. Diversas instituições no estado tradicionalmente já participam da SNCT e podem ser visitadas e inspirar outras iniciativas.

UFMG Jovem

Diretoria de Divulgação Científica da Proex realiza anualmente a mostra com o intuito de promover o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos e produções culturais da educação básica e das licenciaturas. A XV UFMG Jovem consiste da mostra de até 50 trabalhos técnico-científicos selecionados. A feira fica aberta para alunos e professores das Instituições de Ensino de Minas Gerais e outros interessados.

Febrat

A Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas oferece uma ajuda de custo  para os professores e alunos de outras cidades/estados durante sua estadia. Os melhores trabalhos apresentados ganham Bolsas de Iniciação Científica Junior, ofertados pelo CNPq.Feira de Ciências do Norte de Minas em Montes Claros

Organizada pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), a feira recebe  alunos e professores de escolas da educação básica do Norte de Minas Gerais, além de universitários e professores dos cursos de licenciaturas que desenvolvam projetos relacionados à extensão na educação básica. 

Os melhores trabalhos são premiados com bolsas de iniciação científica júnior, certificados e placas de menção honrosa.

SNCT Ouro Preto

Aberto ao público, o eventoreúne alunos, professores, funcionáriose comunidade para  debates, seminários, minicursos, mostras, exposições e conferências sobre ciência e tecnologia.